Encontro reune cipeiros e profissionais do SESMT

Informações

Encontro de Cipeiros e Profissionais do SESMT

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas, Farmacêuticas e da Fabriação de Álcool, Etanol, Bioetanol e Biocombustível de Araçatuba e Região (SINDALCO) teve êxito total na 2º Encontro de Cipeiros e Profissionais do SESMT do Setor Químico de Araçatuba e Região, realizado no dia 14 de fevereiro no auditório da sede da entidade.

A cerimônia de abertura foi coordenada por Célio Donizete Kiill (Vice Presidente do SINDALCO e idealizador do evento) e presidida por José Roberto da Cunha (Presidente do SINDALCO) com os seguintes convidados que formaram a mesa cerimonial: João Donizeti Scabolli (Diretor do Departamento de Saúde do Trabalhador da FEQUIMFAR), Valdevino Bitencourt (Representante do Prefeito de Araçatuba), Edson Dias Bicalho (Secretário Geral da FEQUIMFAR) que representou o Presidente da FEQUIMFAR Sérgio Luis Leite e Antonio Cesar Salibe (Presidente Executivo da UDOP).

Doenças Ocupacionais e formas de prevenção

Dra. Edenilza Mendes - Médica do Trabalho, ex-Auditora do MTE e Assessora do Departamento de Saúde do Trabalhador na FEQUIMFAR, fez apresentação sobre "Doenças Ocupacionais e formas de prevenção" destacando as doenças mentais como depressão e ansiedade, que vem causando maior número de afastamento do trabalhador do seu campo de atuação.

Dra. Edenilza firmou também que é preciso existir ações conjuntas entre CIPA, Profissionais da segurança e saúde ocupacional, sindicatos, RH e órgãos governamentais, e pediu que o trabalhador também faça a sua parte com hábitos saudáveis como ter uma alimentação adequada, não as sedentarismo, não ao tabagismo, não às diversas drogas, sono tranquilo, manter seu lazer e bom humor.

A responsabilização civil no ambiente de trabalho

Dr. César Augusto de Mello - Consultor Jurídico da FEQUIMFAR e da Força Sindical São Paulo, professor Universitário nas disciplinas de direito do trabalho e processo do trabalho e advogado militante, discutiu com os participantes sobre "A responsabilização civil no ambiente de trabalho", destacando que em caso de punição por falhas em ações de prevenção, quem paga (em dinheiro) é sempre o empregador, mas que a responsabilidade criminal continua sendo dos agentes da SSO. Alertou sobre as CIPAs que existem só no papel, as que existem só para interesse patronal e àquelas que são usadas apenas para garantia de emprego.

Disse que é necessárias ações verdadeiras que só ajudam empregados e empregadores, pois a prevenção bem aplicada beneficia a todos.

Ações positivas em saúde do trabalhador

Dr. Amadeu Vuolo Neto - Médico do Trabalho e Consultor em SSO falou sobre "Ações positivas em saúde do trabalhador" ressaltando que antes de tudo é preciso ética nas ações sobre a saúde ocupacional e cuidar dos trabalhadores com responsabilidade.

Dr. Amadeu disse que, se as ações regulares da medicina do trabalho forem aplicadas com acompanhamento e um bom monitoramento, elas por si só tornam positivas.

Segurança do trabalho - questões imprescindíveis e obrigações do empregador

Dr. Antonio Tadeu da Costa - Técnico de Segurança do Trabalho com especialização em higiene do trabalho; advogado pós-graduado em direito do trabalho e processo do trabalho; monitor e coordenador das áreas de segurança e saúde no trabalho e de meio ambiente do SENAC de Presidente Prudente, envolveu os participantes na apresentação sobre "Segurança do trabalho - questões imprescindíveis e obrigações do empregador".

Tadeu chamou o SESMT para suas reais responsabilidades e que unidos aos membros da CIPA e demais departamentos das empresas que prestam serviços, possam agir com maior seriedade e dirigir o empregador ao cumprimento de normas e leis cabíveis ao setor.

Ressaltou as alterações que várias NRs sofreram e firmou que a responsabilidade real aumentará com as novas NRs que virão.

Empresas participantes

As empresas que enviaram seus cipeiros e profissionais do SESMT para participarem do encontro foram: Ajinomto do Brasil (Unidade de Valpaíso SP); Usina Alcoazul (Araçatuba); Usina Aralco (Santo Antonio do Aracanguá); Assessoria Asomed (Araçatuba); Biopav/Revati (Brejo Alegre SP); Usina Clealco (Clementina SP); Cosan/Benalcool (Bento de Abreu SP); Cosan/Gasa (Andradina SP); Cosan/Mundial (Mirandópolis SP); Cosan/Univalem (Valparaíso SP); Usina Da Mata (Valparaíso); Destilaria Generalco (General Salgado SP); JBS/Biodiesel (Lins SP); Assessoria META (Araçatuba); Assessoria Nararro (Birigui SP); Newdrop Química (Lins); Usina Pioneiros (Sud Mennucci SP); Renuka do Brasil (Promissão SP); Sindicado dos Químicos e outros de Bauru (SP); Sindicato dos Químicos e outros de São José do Rio Preto (SP) e SENAC de Araçatuba (SP).

Scabolli

João Donizeti Scabolli, diretor do Departamento de Saúde do Trabalhador da FEQUIMFAR declarou que não podemos mais ficar discutindo atos inseguros no ambiente de trabalho, abolido pela própria NR 1, pois o momento é de reunir forças, somar competências e exigir que sejam respeitadas as leis prevencionistas com muita seriedade. Scabolli disse também que os cipeiros e profissionais do SESMT são os grandes responsáveis pelas ações corretas para o engrandecimento da segurança e saúde ocupacional em suas empresas.