Profissionais da saúde consegue adesões em encontro

Informações

 Federação dos Trabalhadores da Saúde de São Paulo promove Encontro Paulista da Saúde e consegue adesão de UGT, CTB e NCST à causa dos trabalhadores do setor

   Além de discutir problemas relacionados à categoria, os trabalhadores da saúde e os dirigentes sindicais reunidos no 14º Encontro Paulista da Saúde, em Praia Grande, nos dias 23, 24 e 25 de agosto de 2012, conseguiram um reforço de peso à causa da redução da jornada para 30 horas e fixação do piso salarial para o setor de enfermagem. Três centrais sindicais estiveram no encontro e assinaram Termo de Compromisso de lutar pelas propostas de interesse da categoria da saúde, com destaque para a jornada de 30 horas, em análise no Congresso.

   Nesse documento, os dirigentes assumem o compromisso de desenvolver um trabalho perante as autoridades competentes e o Congresso nacional no sentido de garantir a aprovação dos projetos de lei favoráveis aos profissionais da saúde, a exemplo da redução da jornada para 30 horas. Para organizar esta ação as Centrais relizarão, em conjunto com a federação dos Trabalhadores da Saúde do estado de São Paulo, um seminário, visando à definição de estratégias e um plano de trabalho com este objetivo.

   O Presidente da Federação, edison Laércio de Oliveira, disse que a adesão das centrais sidicais à proposta aumenta o poder de força dos trabalhadores. "Como o apoio das centrais à luta pela redução da jornada para 30 horas para o setor da enfermagem, com certeza a pressão será maior para o Governo Federal e os deputados tomarem uma atitude", diz.

   Ao final do encontro foi elaborada e aprovada a Carta de São Paulo, documento no qual os dirigentes sindicais expressaram suas posições e formas de luta, visando à evolução dos sistema de saúde e a melhoria das condições de trabalho a serem encaminhadas às autoridades competentes.