SINTESP comemorou 41 anos de criação do SESMT

Informações

 Por Sofia Jucon

   Mantendo sua tradição, o SINTESP (Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho no Estado de São Paulo), em parceria com a Anamt (Associação Nacional de Medicina do Trabalho), Anent (Associação Nacional de Enfermagem do Trabalho), e Apaest (Associação Paulista dos Engenheiros de Segurança do Trabalho), promoveu mais um café da manhã comemorativo, em homenagem aos profissionais que compõem o SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), que este ano completou 41 anos na defesa da segurança e saúde dos trabalhadores.

   A solenidade de abertura foi marcada pela mensagem de que o SESMT representa não só uma categoria, mas, sim, uma equipe multiprofissional que acompanha o dia a dia dos trabalhadores e, por isso, temos que agregar experiências e somar esforços em prol da SST. Para compor a mesa foram convidados: Marcos Antonio Ribeiro, presidente do SINTESP; Armando Henrique, presidente da Fenatest; o médico do Trabalho Rene Mendes, representando a Anamt; a enfermeira do Trabalho Edwirges Esper, representando a Anet; e a engenheira de Segurança do Trabalho Jucelma Marcato, que representou a categoria; e Alexandre Gusmão, diretor da revista Proteção e organizador da feira.

   Após todas as considerações, o presidente Marquinhos aproveitou para saudar Gusmão pela parceria com o SINTESP, que vem crescendo a cada ano e se tornando um trabalho sólido; e saudar a todos da mesa e profissionais presentes. Marcos fez questão de salientar que para o SINTESP o SESMT é uma equipe multiprofissional que tem que estar unida e, por esse fato, esse evento comemorativo que o sindicato tradicionalmente promove, em parceria com as demais entidades que o compõem, é para lembrar a importância desse serviço especializado, que veio da NR 4 para fazer um trabalho muito importante e ajudar na evolução da SST.

   "Hoje estamos comemorando 41 anos de SESMT e é maravilhoso vermos que muitos jovens estão contemplando essa área, pois precisamos de gente nova para assumir nossa posição. Ressalto que temos que ter ética no trabalho, pois Deus nos deu esse dom de cuidar da vida do trababalhador e temos que gostar do nosso trabalho. Para béns para todos vocês que estão aqui hoje, pois é muito bom ver esse auditório repleto de profissionais que atuam emprol da SST", afirmou.

   Além disso, Marcos fez uma observação muito importante de que o SESMT precisa, imediatamente, de união, uma vez que o MTE é uma entidade que está falida, apresentando muitos problemas, principalmente, na área de fiscalização. "Esse cenário entristecedor nos faz salientar que o SESMT veio para somar. Ele não é um custo, e, sim, ajuda a empresa a economizar dinheiro. Ele ajuda a trazer lucro para a empresa", pontuou o presidente do SINTESP.

HOMENAGENS

   Pelo valiso trabalho que fazem em prol da saúde e segurança dos trabalhadores, os profissionais que integram o SESMT (Técnicos de Segurança do Trabalho, Enfermeiros do Trabalho, Médicos do Trabalho e Engenheiros de Segurança do Trabalho) receberam uma grande homenagem. Este ano foi homenageado João Carlos Gurtovoi, Técnico de Segurança do Trabalho; Rene Mendes de Oliveira, médico do Trabalho; Marinete Floriano Silva, enfermeira do Trabalho; a engenheira do Trabalho, Solange de Oliveira, não pode comparecer por contra-tempos de ordem pessoal, mas receberá a homenagem posteriormente, ainda durante o evento.

   Nesta ocasião também, em caráter especial, o SINTESP prestou uma homenagem póstuma ao seu diretor Altair Teixeira, nas pessoas de sua esposa, Vilma Maria Soares Guimaráes; e filha, Lutiani Jorgia Guimarães Teixeira; pela grande contribuição que representou pela entidade em todos os anos que compôs sua diretoria.

   A programação foi seguida de palestras sobre "Aquiecimento na Qualidade de Vida", com José Antonio da Silva, Técnico de Segurança do Trabalho e Consultor em Segurança e Saúde do Trabalho; "FAP/NTEP - Quanto o SESMT contribui para os ganhos financeiros das empresas", apresentada por Eduardo Milaneli, engenheiro de Segurança do Trabalho e gestor de FAP.

   O SINTESP é co-promotor da Expo Proteção, que aconteceu nos dias 30, 31 de julho e 01 de agosto. Durante o evento, o SINTESP buscou capacitar ainda mais os Técnicios de Segurança do Trabalho, disponibilizando, gratuitamente, no auditório de seu estande, no período da tarde, três palestras técnicas por dia, com 1 hora de duração cada.

   Os cursos foram sucesso de público, com capacidade lotada da sala nos três dias. No estande a entidade recebeu milhares de visitantes e pode demonstrar as ações do sindicato, trocar idéias e promover as iniciativas que são realizadas no dia-a-dia na sede e nas 10 regionais do Estado de São Paulo. #