XV FIMAI teve sucesso global

Informações

 Cristiane Del Gaudio

   O ponto alto da 15ª edição da FIMAI - Feira Internacional de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade foi a realização de quatro eventos paralelos simultâneos, totalizando mais de 650 inscritos. Instalada no Pavilhão Azul do Expo Center Norte, em São Paulo, a Feira teve mais de 400 expositores que receberam os participantes dos seminários e o público aproximado de 15 mil visitantes nos dias 5, 6 e 7 de novembro de 2013. O evento fechou o calendário anual do setor com participação de cerca de 100 dos mais renomados palestrantes e as novidades do mercado para a produção mais limpa, controle de emissões, inovação ambiental, gestão de resíduos e tecnologias das mais diversas em prol da qualidade ambiental. Levantamentos apontam o aumento de cerca de 10% em relação a 2012 nas negociações ocorridas com produtos, equipamentos e serviços em tecnologia e consultoria, oferecidos nos 15 mil m² da XV FIMAI.

   "Um das razões do sucesso da Feira é poder contar com participações de personalidades do setor como Gil Andrei da Silva, o professor da Escola Politécnica da USP, e Nelson Roberto Bugalho, vice-presidente da CETESB, afirma Julio Tocalino Neto, diretor executivo da FIMAI". Ele comenta que a presença de profissionais como esses é que faz a diferença para engrandecer o evento e atrair tamanho público. "É gratificante saber que a Feira proporciona bons resultados. Indústrias como Fragmaq e Bruno, por exemplo, efeturam vendas de máquinas na Feira", completa Tocalino Neto. Essas negociações fizeram parte do total de movimentação de mais de 1,8 bilhão de Reais.

   Organizado pela Ambientepress Produções, a Feira se consolida como a maior concetração de profissionais e demais interessados em todos os âmbitos da sustentabilidade na produção industrial. Esse é o resultado da parceria constante com as instituições mais comprometidas do setor como FIESP - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem da Indústria e CNI - Confederação Nacional da Indústria, além do prestígio de organizações como o Instituto Brasil PNUMA, A&WMA - Air & Waste Management Association - Seção Brasil, CEMPRE - Compromisso Empresarial para a Reciclagem, IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, ABDI - Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, entre outras.

Seminários de alto nível técnico

   Os destaques nessa XV FIMAI foram os seminários internacionais, promovidos pelas delegações da França e da Itália e pela seção Brasil da A&WMA (Air and Waste Management Association). O pavilhão francês organizou a vinda da secretária de estado, Michelè Pappalardo, para apresentar o projeto "Vivápolis", de cidade sustentável, desenvolvido na região da Île de France. Já a comitiva italiana, com participação do senador ítalo-brasileiro Fausto Longo, reuniu várias corporações do setor e realizou o seminário "Made in Vêneto - Um modelo de sucesso na gestão dos resíduos", em atividade na região do Vêneto.

   A organização internacional A&WMA promoveu o seminário "Utilização de resíduos Sólidos Urbanos como Insumo Energètico Sustentável", destinado a orientar sobre as disposições da PNRS. José Goldemberg, professor do Instituto Eletrotécnica e Energia da USP, fez a apalestra magna do seminário e, em depoimento, ressaltou que "existem muitos setores da sociedade que querem que a energia a partir dos resíduos seja uma realidade concreta, que a PNRS seja, de fato, implementada. Nos próximos 10 anos veremos um aumento significativo nessa área, mas ainda falta subsídio do governo, principalmente, das pequenas prefeituras, que não conseguem gerenciar os seus resíduos".

   O XV SIMAI - Seminário Internacional de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade manteve a tradição de concentrar importantes nomes das universidades, empresas e entidades ligadas ao meio ambiente na indústria. Entre os destaques, a participação do professor Haroldo Mattos de Lemos, presidente do Instituto Brasil PNUMA (braço de sustentabilidade da ONU), que comentou sobre o Seminário: "Atualmente, vemos com bastante nitidez que a atitude empresarial é bem maior que a do governo. A indústria percebe a necessidade do planajamento porque, dentre outras coisas, depende de recursos para sobreviver. O governo precisa, também, interiorizar esse conceito", destacou.

   O especialista internacional, Jesse L. Thé, presidente da Lakes Environmetal, com sede no Canadá, avalia que se formos comparar as grandes feiras e eventos que falam de Meio Ambiente e Sustentabilidade na América Latina, estados Unidos e Canadá, podemos considerar que a FIMAI é uma das grandes divulgadoras e demonstradoras do que há de mais pujante no que se refere à tecnologia e soluções para o setor. "Somos patrocinadores e participar de um evento com essa relevância significa ter a oportunidade comprovar a eficiência e esforço de nosso trabalho. Para tanto, palestramos sobre as inovações em sistemas de Inventário de Emissões Globais, Gases Efeito Estufa e Outros Poluentes. A feira é uma excelente oportunidade de difundirmos conhecimentos não somente para curto prazo, mas para o decorrer dos próximos anos".

IX Seminário de Resíduos - Recicle CEMPRE

   As principais soluções e práticas sustentáveis de empresas que integram o CEMPRE foram apresentadas no IX Recicle CEMPRE, seminário sobre reciclagem que fez parte da programação da XV FIMAI.

   Experiências bem-sucedidas, resultados efetivos e contribuições praticadas pelo Compromisso Empresarial para a Reciclagem - CEMPRE - foram apresentados por representantes das organizações no seminário, que reuniu empresários e importantes autoridades no tema, vindos de vários Estados brasileiros.

   André Vilhena, diretor do CEMPRE, ressalta que aumenta a cada ano o empenho das empresas para a gestão dos resíduos conforme a PNRS e o Recicle CEMPRE é a oportunidade para contemplar o avanço considerável que as empresas estão praticando a partir da Lei, com a elaboração de seus planos de resíduos, a intensificação dos trabalhos das cooperativas e a ações pela responsabilidade compartilhada, o que representa um significativo aumento da movimentação pela sustenabilidade. Para Vilhena, a troca de experiências que ocorre no seminário tem efeito de inspirar outras práticas, incentivando novos projetos.

FIMAI comemora 15 anos

   A equipe da Ambientepress Produções reuniu-se para um brinde em celebração aos 15 anos de realização e sucesso efetivo, congregando renomados técnicos e as companhias que são referência nas atividades de controle e despoluição de emissões no ar, tratamento e conservação da água, reciclagem e destinação de resíduos, além da desontaminação do solo.

   "Há 20 anos, não existia formação específica e hoje já são mais de mil instituições dedicadas às carreiras ligadas ao meio ambiente. Essa é a comprovação de que o setor gera emprego e, portanto, ao comemorar esses 15 anos, podemos afirmar que a FIMAI e o SIMAI proporcionaram essa nova realidade. Temos o prazer de reconhecer que a Feira é um grande ponto de encontro entre as pessoas dessa área", completa Tocalino Neto.

   Palestrante sobre o tema "Educação para a Sustentabilidade", no XV SIMAI, a professora Ísis Gonçalves, diretora do projeto Encontrarte, de Atibaia (SP), declarou sua satisfação em fazer parte da história da Feira: "É sempre um orgulho participar da FIMAI e poder fazer o contraponto para que a indústria também reconheça a importância da participação dos jovens, que serão a força de trabalho no processo futuro da sustenabilidade", salientou.

FIESP lançou 20º Prêmio Mérito Ambiental na FIMAI

   A FIESP - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo - realizou o lançamento da 20ª edição do Prêmio Mérito Ambiental. A premiação é o reconhecimento de indústrias que mais se destacaram na implementação de pojetos visando a sustentabilidades nos processos de produção.

   No dia 5 de novembro, primeiro dia da XV FIMAI, o DMA - departamento de Meio Ambiente da Fiesp, apresentou uma retrospectiva histórica e as condições do Prêmio para 2014, numa solenidade realizada na Sala Vip da Feira, com a presença e diretores da entidade, autoridades, especialistas e convidados especiais.

   Ao completar 20 anos, o Prêmio FIESP de Mérito Ambiental celebrou junto aos contemplados nessas duas décadas e ao público da XV FIMAI, este que é um dos mais relevantes títulos de reconhecimento às empresas paulistas que buscam a melhoria da sustentabilidade nos processos produtivos. O regulamento e demais informações para os participantes está disponível na página eletrônica do departamento de Meio Ambiente da FIESP.

   Em 2014, a XVI FIMAI, o XVI SIMAI e o X Recicle CEMPRE acontecem nos dias 11, 12 e 13 de novembro, em São Paulo (Pavilhão Azul do Expo Center Norte).