IRR impulsiona programas para melhorar a qualidade de vida de catadores

Informações

 Foto cedida por Fundación Avina

     A IRR impulsiona programas para melhorar a qualidade de vida de 4 milhões de catadores na América Latina e no Caribe.

     Na América Latinja e no Caribe estima-se um número de até 4 milhões de catadores trabalham na separação e venda de material reciclável, geralmente em precárias condições de trabalho, na maioria das vezes sem sistemas legais que os amparem e sem reconhecimento da sociedade nem das administrações públicas.

     A Iniciativa Regional para a Reciclagem Inclusiva (IRR) apoia diversas iniciativas de assistência técnica, formação e investimento, tudo com a finalidade de promover condições de trabalho diganas, visibilizar a contribuição dos catadores para o bom manuseio dos resíduos sólidos e estimular sua inclusão na cadeia formal de reciclagem.

     No dia 1º de março de 2014 celebrou-se o Dia Mundial do Catador. Por motivo deste dia, a Iniciativa Regional para a Reciclagem Inclusiva (IRR) - projeto realizado pelo Fundo Multilateral de Investidores (FOMIN), pela Divisão de Água e Saneamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), pela Fundación Avina, o Rede Latino Americana de Catadores (Rede Lacre) e a Coca-Cola América Latina-, gostaria de fazer um chamado sobre a importância de trabalhar pela inclusão desta população na cadeia formal de reciclagem.

     A IRR, através da valorização e da visibilidade do trabalho dos recicladores, tem por objetivo dignificar o trabalho dos catadores na região e promover sua integração formal e justa nos mercados de reciclagem, impulsionando para isso:

     (1) O desenvolvimento de quadros legais orientados à integração dos recicladores na gestão formal de resíduos sólidos;

     (2) A introdução de uma classificação ocupacional específica para as atividades que os catadores realizam;

     (3) O desenvolvimento de programas de formação de catadores e de suas organizações.

     Como exemplo, a IRR proporcionou assist~encia técnica para o desenvolvimento do quadro regulatório nacional para o setor de resíduos sólidos na Colômbia e na Nicarágua, e apoiou governos municipais no Peru, na Colômbia e na Costa Rica no desenvolvimento e implementação de planos de inclusão de catadores de base.

     Através de projetos na Guiana, Peru, equador, Costa Rica, Paraguai, Chile e na República Dominicana, a IRR capacitou mais de 600 catadores e funcionários municipais na criação e operação de esquemas inclusivos de gestão integral de resíduos sólidos.

     Até o momento, a IRR desenvolveu projetos em 14 países da região que beneficiarão diretamente a mais de 3.200 catadores. A IRR continua trabalhando em conjunto com atores locais para identificar a demanda e desenvolver Programas nacionais de Formação de Catadores e de Funcionários Municipais que tratarão de ampliar o alcance e o impacto da reciclagem inclusiva nos países onde esses programas forem implementados.

NÃO HÁ RECICLAGEM SEM CATADORES

     Diferentes estimativas calculam que atualmente existem até 4 milhões de pessoas trabalhando como catadores de base na América Latina e no caribe, recoletando entre 50% e 90% dos materiais recicláveis utilizados na indústria, gerando importantes benefícios ambientais e econômicos e constituindo a base da reciclagem na região. No entanto, infelizmente esta associação recebe apenas uma pequena fração do valor desses materiais, além de trabalhar normalmente em condições inseguras e insalubres, na maioria das vezes sem sistemas legais que os apoiem e sem reconhecimento da sociedade nem das administrações públicas.

     Sua inclusão na Cadeia Formal da Reciclagem requer soluções integrais e efetivas, como as que a IRR impulsiona para obter de imediato um maior reconhecimento desses trabalhadores nas políticas públicas de gestão integral dos resíduos (GIRS), melhorando assim sua qualidade de vida.

     De acordo com Jane Olley, Coordenadora e porta-vóz regional da IRR, "Este Dia Mundial do Catador é um bom momento para refletir sobre a profissão do catador na América Latina e no Caribe, uma profissão que merece ser dignificada e reconhecida por todos os participantes da sociedade e que tem muito que contribuir para o desenvolvimento social e econômico da região".

     "A IRR trata de trabalhar com os catadores, os governos nacionais e municipais e com o setor privado, para integrar os catadores da América Latina e do caribe ao mercado da reciclagem formal e melhorar sua situação econômica e social".

SOBRE A INCIATIVA REGIONAL PARA A RECICLAGEM INCLUSIVA (IRR)

     A Iniciativa Regional para a Reciclagem Inclusiva (IRR) iniciou em 2011 com o objetivo de trabalhar com todos os envolvidos da área pública e privada nos diferentes países da região para cirar as condições necessárias para a inclusão dos catadores nos serviços de gestão integral dos resíduos sólidos e na cadeia de valor da reciclagem. Os associados ao programa são a Divisão de Água e Saneamento e o Fundo Multilateral de Investimentos (FOMIN) do Grupo BID, a Fundación Avina, a Rede Latino-amerricana de Recicladores (Red-LACRE) e a Coca-Cola América Latiba.

FIQUE POR DENTRO

     Se você quer saber mais, visite: www.reciclajeinclusivo.org

Colaborou: Sofia Jucon