SINTESP promoveu evento comemorativo pelos 42 anos do SESMT

Informações

Por Sofia Jucon     

     Com o lema “Na defesa da Segurança e Saúde dos Trabalhadores”, o SINTESP, em parceria com a Apaest – Associação Paulista de Engenharia de Segurança do Trabalho em São Paulo, realizou, no dia 25 de julho de 2014, na sede do CRC – Conselho Regional de Contabilidade, no bairro de Santa Cecília, em São Paulo, SP, o seu tradicional evento comemorativo pelo Dia do SESMT - Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho. O evento reuniu cerca de 200 pessoas, entre Técnicos de Segurança do Trabalho, Engenheiros de Segurança do Trabalho, Enfermeiros, Médicos do Trabalho e especialistas do setor. Instituído dia 27 de julho de 1972, pela Portaria 3.237, o SESMT surgiu pela necessidade de reduzir os índices de acidentes do trabalho e, desde então, mesmo com os inúmeros desafios enfrentados, seus profissionais têm contribuído para ajudar na ampliação da cultura prevencionista e conscientização dos trabalhadores nas empresas.

     Para compor a mesa de abertura foram convidados Sebastião Ferreira da Silva, secretário geral do SINTESP, que representou o presidente licenciado Marcos Antonio Ribeiro; Armando Henrique, presidente da Fenatest; Marcos Antonio da Silva, representante da Força Sindical São Paulo e vice-presidente da Força Sindical; Cleonice Caetano de Souza, secretaria nacional de Segurança e Saúde do Trabalho da UGT; Luiz Roberto de Oliveira, presidente da Apaest; Zuher Handar, presidente da Anamt – Associação Nacional dos Médicos de Trabalho; Arnaldo Gonçalves, secretário nacional de Segurança e Saúde do Trabalho da Força Sindical; e Tamami Ikuno, diretora da Anent - Associação Nacional de Enfermagem do Trabalho. O início da solenidade foi marcada por uma homenagem póstuma a um dos grandes baluartes do setor de segurança e saúde do trabalho, Álvaro Zócchio, falecido no início do mês de julho. Técnico de Segurança do Trabalho exemplar, professor e grande defensor da categoria, Zócchio deixou um grande legado para todo o setor prevencionista, conforme mencionou Sebastião Ferreira ao entregar a placa de honra ao mérito para ‘Álvaro Zocchio 2’, primo dele presente na solenidade.

     Mantendo sua tradição, na sequência o SINTESP prestou sua homenagem aos profissionais que são referências no SESMT: Zuher Handar, presidente da Anamt – Associação Nacional dos Médicos de Trabalho, foi homenageado como Médico do Trabalho; Tamami Ikuno, diretora da Anent - Associação Nacional de Enfermagem do Trabalho, recebeu o mérito como Enfermeira do Trabalho; Luiz Roberto de Oliveira, presidente da Apaest - Associação Paulista de Engenharia de Segurança do Trabalho, foi congraçado como Engenheiro do Trabalho; e Juliano Tinoco, recebeu a homenagem como Técnico de Segurança do Trabalho.

    Na continuidade da programação foi apresentado o Painel das representações do SESMT: “O Impacto da Proposta da Nova NR-1 (Norma de Gestão) no atual modelo de SESMT”, com os representantes da Fenatest, Armando Henrique; da Anent, Tamami Ikuno; da Anamt, Zuher Handar; e da Anest, Luiz Roberto. Os participantes discorreram sobre o papel de cada entidade, suas visões e considerações sobre a proposta de alteração da NR-1, que está em consulta pública até dia 24 de setembro. O evento no auditório contou ainda com a apresentação do StandUp Comedy sobre SST e o Mundo do Trabalho, com o Técnico de Segurança do Trabalho e diretor do SINTESP, José Antonio da Silva.

     Para encerrar, a homenagem ao SESMT foi coroada com uma grande confraternização no foyer social do CRC, onde foi servido um suntuoso brunch acompanhado de um bolo de aniversário em celebração aos 42 anos deste serviço primordial nos ambientes de trabalho. A festa contou também com sorteios de brindes, cujos apoiadores, este ano, foram as empresas Palmolive e Mavaro, além de Armando Henrique que doou dois exemplares do seu livro “Técnico de Segurança do Trabalho – Os Paradigmas de uma Profissão”.