Fecomerciários investe na saúde e segurança do comerciário

Informações

      No último dia 15 de setembro de 2016, a Fecomercários (Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo) promoveu, emsua sede, o encontro "Capacitação de multiplicadores para ministrar o curso de segurança e saúde do comercário - Uma abordagem multidisciplinar". O evento contou com atividades como: exibição de vídeos, palestras, dinãmicas e troca de experiência entre os participantes. O principal objetivo é disseminar a proposta de atuação dos Sindicatos Filiados junto aos trabalhadores das bases, das empresas e demais organizações do mundo do trabalho.

     O encontro, que aconteceu das 8h30 às 16h30, foram realizadas duas palestras. Na primeira, Eunice Aires,do Departamento de Saúde e Segurança da Federação, explicou sobre os objetivos do curso e afirmou: "!Muitos trabalhadores ainda ignoram a importãncia da saúde e da segurança e do papel que as empresas têm em investir em ações que assegurem esses quesitos no ambinete profisisonal. Queremos mudar essa "cultura" e para isso precisamos multiplicar os conceitos expostos aqui".

     Na sequ~encia, o palestrante Thiago Isola, da Consultoria em Segurança Athenas, fez uma explanação sobre o conteúdo programático. O consultor destacou: "Um dos meus principais objetivos aos escolher atuar nessa área goi gerar resultados positivos na vida dos trabalhadores".

     Já a parte da tarde foi destinada à realização de dinâmicas e apresentação dos trabalhos em grupo. Com o propósito de delimitar quais os assuntos mais pertinentes relacionados à saúde e segurança dos trabalhadores da base comerciária.

     Além do material informativo distribuído aos instrutores que participaram do curso (técnicos e engenheiros de segurança do trabalho), após as considerações finais foram entregues os certificados de participação.

     DEPOIMENTOS

     O Técnico de Segurança do Trabalho, Ricardo da Silva, do Sincomerciários de Limeira, destacou: "A ação é extremamemnte importante tendo em vista que a segurança e a saúde no trabalho são pouco divulgadas entre os profissionais do comércio".

     Luciana Cristina Maciel, técnica no Sindicato di Itapeva, também elogiou a iniciativa: "O curso é muito bacana e enriquecedor. Acho que conhecimento nunca é demais e que, de fato, precisamos ampliar as discussões sobre esse tema".

     SINDICATOS PARTICIPANTES

     Assis, Bragança Paulista, Birigui, Dracena, Itapeva, Tapetininga, Jundiaí, Limeira, Ribeirão Preto, registro, Santos, São José dos Campos e Sorocaba.