Pequenas empresas, grandes acidentes de trabalho

 Por Eli Almeida - Campina Grande/PB

     Se dentro das empresas, ambiente onde muita das vezes têm profissionais da área de segurança do trabalho, ocorre acidentes e doenças ocupacionais, imagine nas que não são obrigadas a ter estes profissionais no seu quadro funcional, como deve ser o tratamento dado à saúde e segurança dos trabalhadores.

     A exclusão deste tratamento, provavelmente, deve ser uma das causas que contribui para mais um acidente fatal, em uma obra no Distrito dos Mecãnicos, ocorrido na tarde desta quinta-feira (07/05/2015), na cidade de Campina Grande (PB).

     A vítima foi atingida por uma viga, teve parte da região do abdome dilacerado, além de fratura exposta. "Eele morreu na hora", disse o militar do Corpo de Bombeiro, que nada pode fazer.

     Mais uma morte no ambiente de trabalho, entre tantas outras, que continuarão acontecendo. E o que fazer para mudar essa situação.

     Se não ocorrer uma mudança no modelo da atual cultura prevencionista, em especial por parte do dono do negócio, assim como, também, pelos trabalhadores; além de uma alteração na Norma Regulamentadora NR 4 estendendo às empresas que não se enquadrem na atual NR, profissionais de segurança do trabalho, ainda continuaremos a receber notícias deste tipo de acidentes nas conhecidas pequenas empresas.

contato@norminha.net.br