Migrante digital será obrigatório para autorização de trabalho estrangeiros

      A partir de 31 de agosto, o pedido de autorização de trabalho para estrangeiro deverá ser feito obrigatoriamente pelo MigranteWeb Digital. A determinação está na Portaria 708, publicada no último dia 01 de junho d 2015, e assinada pelo Ministro Manoel Dias.

     O sistema, totalmente digital, deve gerar aos cofres públicos uma economia de mias de R$ 100 mil ao ano. A estimativa é da Coordenação-Geral de Imigração do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), departamento responsável pela emissão das autorizações.

     O coordenador-geral de Imigração, Aldo Cândido, explica que o encaminhamento de documentos por via eletrônica possibilita ao Ministério diminuir seus gastos com a compra de resmas de papel, materiais de escritório em geral e com a locação de espaço para a armazenagem dos processos.

     O projeto doi implantado em dezembro de 2013 e já conta com mais de 90% dos pedidos realizados pela internet, propiciando maior celeridade às decisões por parte da Imigração, tendo em vista a dispensa da necessidade de protocolar os documentos em unidades do MTE. "Além disso, a nova plataforma contribui para o avanço da modernização da Administração Pública", ressalta Cândido.

Assessoria de Imprensa/MTE

contato@norminha.net.br