Cuidados com a visão no Carnaval

      A época de Carnaval é cheia de festas com aglomerações de pessoas e viagens; com elas, vêm também os perigos de doenças. Um dos locais mais afetados no corpo é a região dos olhos, por isso, o cuidado deve ser redobrado. Durante as comemorações, alguns itens podem ser prejudicais, se não utilizados da forma correta, como sprays, maquiagem e ´coulos de plástico.

     O aumento de doenças contagiosas como a conjuntivite, por exemplo, chega até a 40%. Embora seja comum, se não for tratada, pode causar muitos danos à visão. "Se houver algum sinal de irritação, lave os olhos abundantemente com água corrente, evite coçar o local e , caso os sintomas não desapareçam, rpcure um médico imediatamente.", aconselha a médica oftalmologista Juliana Freitas, especialista em Córnea, Lentes de Contato e Cirurgia Refrativa do D'Olhos Hospital Dia. O automedicamento é bastante perigoso, já que o colírio pode agravar a situação, se não for adequado.

     fatores como água salgada, vento, suor e areia podem afetar a integridade das lentes de contato e prejudicar a saúde dos olhos, por isso, é importante tomar muito cuidado. Empréstimo de maquiagens e sprays de espuma podem causar alergias e doenças oculares, assim com oas purpurinas.

     Com as altas temperaturas e a exposição ao sol, muitas pessoas costumam usar óculos de plástico para aproveitar o dia. "Quando usados durante o dia, os óculos que não têm proteção UVA e UVB danificam a retina e ocasionam diversas complicações oculares. Por isso, o ideal é que estes acessórios não componham a fantasia", ressalta a oftalmologista.

contato@norminha.net.br