Arte e Sustentabilidade de mãos dadas na 4ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental

 Por Sofia Jucon / Jornalista especializada em Meio Ambiente e Sustentabilidade    

     Hoje vamos falar de cultura. Sim, porque cultura e meio ambiente tem tudo a ver. Uma prova disso é o sucesso que a Virada Sustentável conquista a cada ano. E em meio ao bombardeio de notícias preocupantes sobre as crises da àgua e energia, merecemos um respiro, concordam? Por isso, vamos falar da 4ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, que acontece de 19 a 29 de marco, em São Paulo. A mostra traz as salas de cinema filmes de temáticas variadas na área ambiental, distribuídos por seis programas: Mostra Contemporânea Internacional, Competição Latino-Americana, Homenagem, Panorama Histórico, Circuito Universitário e Mostra Escola.

     As sessões são gratuitas e acontecem em salas de cinemas da cidade de São Paulo, entre o Belas Artes, o Reserva Cultural. o Cine Olido, a Cinemateca e o CCSP. A mostra promove também debates sobre filmes exibidos e traz realizadores para participarem das mesas, bem como são promovidas sessões em universidades e escolas, visando formação de público e promoção de debates e reflexão.

     Desde sua primeira edição, em 2012, a Mostra já atingiu 52 mil pessoas, exibindo 176 filmes em mais de 70 espaços em 17 cidades. Foram promovidos 70 debates. Além da Mostra principal, que acontece na capital paulista, uma versão pocket da programação itinerante por cidades do interios do estado de São Paulo no segundo semestre, levando a reflexão e o debate a vários espaçõs.

     Este ano um dos destaques é a exibição do documentário "O Sal da Terra" (França/Itália, 2014, 110 min.). A produção foi premiada no Festival de Cannes em 2014 e recebeu o César de melhor documentário em fevereiro de 2015, além de ser indicado ao Oscar 2015. O longa foi exibido na abertura da Mostra e terá mais sessão para o público.

     Dirigido por Wim Wenders e Juliano Salgado, o Documentário que entra em cataz nos cinemas no próximo dia 26, revela os bastidores do novo projeto de Sebastião Salgado. Em 40 anos de carreira, o fotógrafo percorreu o mundo como testemunha de uma humanidade em plena transformação, registrando eventos trágicos de nossa história recente. Atualmente, dedica-se à descoberta de territórios virgens e suas grandes paisagens, ao encontro de uma fauna e de uma flora selvagens num gigantesco estudo fotográfico que contempla a beleza do planeta.

     Já o programa Mostra Contemporânea Internacional traz filmes de diversas partes do mundo, classificados nas temáticas Cidades, Energia, Biodiversidade, Recusos Naturais, Consumo e Povos e Lugares. São filmes que raramente entram em circuito de cinema no Brasil, e que já foram exibidos em grandes festivais como Berlim, Tribeca, Sundance, Cannes, Locarno, Hot Docs, CinemaAmbiente, dentre outos. Serão realizados debates a partir da exibição de seis filmes, com a presença de diretores, especialistas e formadores de opinião.

     A matriz energética e esgotamento de recursos naturais; organismos geneticamente modificados; urbanismo e a vida nas grandes cidades; extração de recursos naturais por grandes corporações e suas consequências para o meio ambiente e para comunidades; localidades remotas e a dificuldade casa vez mais premente de manter tradições junto às novas gerações que querem ganhar o mundo e frente aos dilemas impostos pelas transformações do meio ambiente estão entre as questões abordadas.

     Destacamos o filme "Acima de Tudo" (EUA, 2014, 95') produzido por Daryl Hannah, ativista e atriz de filme como "Blade Ronner" e "Kill Bill". Filmada nas florestas, pastos e salas de estar do texas rural, a produção acompanha David Daniel, um dublê e equilibrista aposentado que reúne vizinhos e ativistas para um ato final de malabarismo: um bloqueio de 'casas na árvore' ao controverso oleoduto de Keyston XL.

     O filme "Era Uma Vez na Floresta" (França, 2013, 78'), de Luc Jacquet (diretor de "A Marcha dos Pinguins"), convida um nunca antes visto mundo de maravilha naturais e beleza surpreendente. Pela primeira vez, seremos capaz de assistir a uma floresta tropical crescendo diante de nossos olhos. O filme nos fornece uma completa imersão sensorial no esplendor primitivo de um dos mais ricos mistérios da natureza, convocando o público a entrar, descobrir e se maravilhar com um universp de tesouros inacalculáveis, enquanto une sua voz à crescente consciência da necessidade de preservar nosso mundo.

     As mudanças climáticas e seus efeitos sobre as populações são o tema de "Thule Tuvalu" (Suíça, 2014, 96'). Dois lugares em extremos de nosso planete vêm fazendo as manchetes devido às mudanças climáticas: Thule, na Groenlândia, por seus recordes de degelo; e Tuvali, porque esta remota ilha-nação no Pacífico é um dos primeiros países em vias de afundar como resultado da elevação do nível do mar. Se para nós o aquecimento global ocorre quase exclusivamente na mídia, ele está mudando toda a existência dos habitantes de Thule e Tuvalu. O filme retrata como são forçados a abandonar seu modo de vida tradicional mudando em direção a um futuro desconhecido. A 4ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental é uma realização da ONG Ecofalante, correalização da Secretaria da Cultura da Prefeitura de São Paulo e SPCina, e é possivel graças ao Programa de Apoio à Cultura (ProAC), do Gorverno do Estado de São Paulo, com patrocínio da Pepsico e da White Martins, apoio da Eaton, do Instituto Votorantim e do Heritage Comfort Inn, e apoio institucional do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Emaixada da França no Brasil, Institut Français, Instituto Akatu, Instituto Pólis, Rede Nossa São Paulo, Procam/USP, Le Monde Diplomatique Brasil, Instituto Envolverde, Rádio Eldorado/Estadão, Catraca Livre e Resvista Piauí.

Mais informações: www.ecofalante.org.br/mostra

contato@norminha.net.br