Mulheres com Glaucoma devem planejar a gravidez

      Nem todos os casais pensam nisso, mas para quem deseja ter filhos, é fundamental planejar este sonho para que tudo corra bem. Um fato que muita gente desconhece é a importância de se consultar com um oftalmologista antes mesmo de se iniciar a gestação. Isso porque mulheres com glaucoma podem desenvolver complicações causadas pela medicação de uso diário para o controle da pressão intraocular. A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que 3% dos defeitos congênitos sejam causados pelouso de medicamentos durante a gravidez.

     A importância do diagnóstico do glaucoma antes da gravidez representa uma maior possibilidade de stabilizar o avanço da doença, contribuindo para uma gestação mais tranquila. Já para a mulher grávida que descobre ser portadora de glaucoma a situação é mais delicada. O médico e a paciente terão que decidir qual a melhor estratégia para o tratamento durante a gestação. Em alguns casos também é possível realizar uma cirurgia para diminuir a pressão intraocular, mas somente em situações específicas.

     Segundo oftalmoligista Kássey Vasconcelos, especialista em glaucoma, a alteração nos hormônios altera o metabolismo bepático das drogas, que ficam mais concentratas na corrente sanguínea. Isso afeta o bebê pela menor troca de oxig~enio e nutrientes entre mãe e feto através da placenta. "O uso de colírio para tratar do glaucoma pode induzir à contração da musculatura uterina e levar à interrupção prematura da gestação. Assim como ocasionar alteração da frequência cardíaca do feto", explica o médico.

     Ainda não há um estudo que comprove os efeitos negativos. Porém, a Food and Drug Administration (FDA), entidade que regula medicamentos nos EUA e serve de parâmetro para o mundo, criou uma classificação de segurança, associando o consumo de qualquer medicamento ao risco na gravidez. Se você pretende engravidar, o indicado é procurar um oftalmologista. Caso seja detectado o glaucoma é preciso realizar testes de suspensão e substituição da medicação e optar por outra abordagem de tratamento.

Ética Comunicação

contato@norminha.net.br