Artigo descreve o protagonismo político da mulher rural

 Por ACS/ A.R. FUNDACENTRO

     O artigo "Trabalho, Mulher e Políticas Públicas: Protagonismo Politico de Mulheres Rurais de Capelinha, Alto Jequitinhonha/MG", recém publicado no livro Políticas Públicas e Desenvolvimento Social: Horizontes e Experiências, editado pela CRV de Curitiba foi escrito pela pesquisadora da Fundacentro de Minas Gerais, Maria do Rosário Sampaio.

     Nele, são examinadas as relações entre o poder local e associações rurais presididas por mulheres, quando são enfatizadas as estratégias adotadas para garantir acesso do seu grupo social às políticas sociais, particularmente aquelas que se relacionam com o trabalho informal, autônomo e precário.

     O texto relata ainda algumas particularidades do processo de reprodução social e de determinações do trabalho e como essas mulheres de comunidades quilombolas exercitam seu papel humano em organizações da sociedade civil na cidad de Capelinha.

     O artigo percorre historicamente as transformações sociais do palel da mulher desde  a década de 70 até os dias atuais, para contextualizar o ambiente profisisonal onde essas mulheres desempenham funções de líderes, mas ao mesmo tempo sob forte domínio msculino e tradicional.

     Por se tratar de pesquisa qualitativa que buscava intervir na realidade social, foram realizadas entrevistas com as trabalhadoras e acompanhadas pela autora, por meio de reuniões promovidas por associações comunitárias, conselhos municpais, nos quais as mulheres entrevistadas também participam ativamente.

     No recorte temporal, o artigo chama a atenção para o que antes fora destaque na história nos idos de 70, para uma realidade de inovação tecnológica, políticas públicas, fazendo com que modifiquem suas necessidades (das mulheres) e as relações com o poder público. Nessas relações com o poder público, a autora destaca o trabalho das mulheres, longe de atos passivos, que ao mesmo tempo passam a incomodar a hegemonia que as instrumentaliza.

     O livro onde se encontra este e outros artigos publicados está disponível an Seção de Pós-Graduação da UNESP/Campus de Franca.

     Leia o artigo na integra.

     Leia nos links, mais informações sobre a pesquisadora.

     O trabalho da mulher no Brasil será tema de seminário.

     Linguagem simples auxilia trabalhador na compreensão de textos em SST

     Luta das mulheres é tema de tese defendida por pesquisadora da Fundacentro

contato@norminha.net.br