Ministro debate trabalho decente nos Jogos Olímpicos

      O ministro do Trabalho e Preveidência Social, Miguel Rossetto participou no dia 24 de março, no Rio de Janeiro, da reunião do Comitê Local para a Promoção do Trabalho Decente nos Jogos Olímpicos e paralímpicos Rio 2016. No encontro, foram definidos temas para a promoção e fortalecimento das relações de trabalho decente nos Jogos, que reunirão na capital fluminense atletas e equipes de 206 países e cerca de 560 mil turistas. Os eventos devem gerar aproximadamente 160 mil empregos.

     Durante a reunião, o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 assinou um termo de apoio ao Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho no Setor de Turismo e Hospitalidade, que prevê a garantia das condições de trabalho decente no setor, estabelecendo diretrizes para a relação trabalhista nos Jogos, com ênfase no combate ao trabalho infantil e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

     Para Rossetto, a reunião do Comitê propõe "de uma forma preventiva, envolver todos os setores empresariais, governamentais e dos trabalhadores que fazem parte da organização das Olimpíadas e Paralímpiadas, em um comprometimento com as melhores práticas trabalhistas, com o repúdio de toda e qualquer prática que envolva trabalho infantil, degradante ou escravo".

     Segundo o ministro, ogoverno está trabahando a partir de um comitê tripartite, e comitês semelhantes "serão instalados nas seis capitais que envolvem os Jogos Olímpicos, e vamos orientar e divulgar as boas práticas que estão sendo construídas por um número importante de empresas, em todos os ramos e setores que participam dos jogos." Em paralelo a estas ações, acrescenta Rossetto, a ideia é "estimular ao máximo a presença de nossa juventude nas Olímpiadas, na condição de aprendizes, formando, por meio do Pronatec e dos institutos federais do Rio de Janeiro, cerca de 700 jovens para atuar na preparação e organização dos Jogos".

     Na reunião, também foi anunciado um evento no dia 2 de maio, no Rio de Janeiro, no qual serão anunciadas as empresas que aderiram ao Compomisso de Turismo e Hospitalidade, e será realizada uma ula magna com 500 aprendizes do desposrto.

Assessoria de Imprensa MTPS

contato@norminha.net.br