Ministério do Trabalho e Governo de Goiás retomam convênio

      Solenidade realizada na manhã do ultimo dia 05 de maio de 2017, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia, com a presença do ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, e do governador Marconi Perillo, marcou a retomada do convênio entre a Subsecretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), do Ministério do Trabalho, e a Secretaria de Estado da Mulher, do Desenvolvimento Social, da Igualdade Racial dos Direitos Humanos e do Trabalho, do Governo de Goiás. O convênio possibilitará ações integradas para beneficiar empreendedores de Economia Solidária, entre eles catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis, como uma forma de contribuição para o combate à extrema pobreza e o desenvolvimento local e territorial dos municípios goianos (86 inicialmente) contemplados pela iniciativa.

     Entre as ações integradas de Economia Solidária previstas no convênio estão o oferecimento de formação, capacitação e assessoria técnica; implementação de cinco espaços multifuncionais (Centros Públicos de Economia Solidária); incubação, formação e elaboração de seus planos de negócio (um para cada microregião atendida), de acordo com operfil socio-ocupativo dos empreendedores de Economia Solidária, entre os quais catadores e beneficiários do Plano Brasil Sem Miséria; e a estruturação de um Mercado central. Cerca de 1.280 empreendedores serão beneficiados diretamente pelo convênio, entre empreendedores de Economia Solidária e catadores.

     A Economia Solidária vem se apresentando como alternativa inovadora de geração de trabalho e renda e uma resposta eficaz na luta pela inclusão social. O número de programas de economia solidária tem aumentado no país, com destaque para bancos do povo, empreendedorismo popular solidário, capacitação e centros populares de comercialização. O princípio básico das ações de economia solidária é gerar desenvolvimento econômico garantindo inclusão, renda, sustentabilidade ambiental e trabalho digno.

Ministério do Trabalho

Assessoria de Imprensa

contato@norminha.net.br