Virada Sustentável mostra que mobilização podem produzir ótimos resultados para a sociedade

 Por Sofia Jucon

Jornalista especializada em Meio Amnbiente e Sustentabilidade

     Com a missão de educar e mobilizar diferentes atores sociais para a sustentabilidade, a partir de uma abordagem lúdica e positiva, inspirando as pessoas a enxergarem no tema um valor universal, São Paulo sediou mais uma edição da Virada Sustentável. Realizada de 28 a 31 de agosto, em São Paulo, SP, a quarta edição da Virada Sustentável reuniu mais de 900 mil pessoas, as quais participaram das atrações e instalações artísticas e das atividades de conteúdo educativo sobre sustentabilidade. De acordo com os organizadore, este ano foram 715 atrações gratuitas, promovidas por cerca de 120 organizações em mais de 140 locais da cidade, como centros culturais, museus, escolas e universidades, parques municipais e estaduais e diversos espaços públicos.

     Com a virtude de ser uma mobilização espontânea da sociedade, da qual as pessoas participam porque querem e de diversas formas, a Virada Sustentável cria, sobretudo, durante os dias em que é realizada, uma oportunidade para cidadãos se informarem e se enganjarem sobre o tema sustentabilidade.

     Idealizada por comunicadores que reconhecem a importância da abordagem positiva de um tema para gerar o envolvimento das pessoas, o evento teve sua primeira edição em 2011, quando reuniu mais de 500 mil pessoas em 482 atrações distribuídas em 78 espaços. No segundo ano, mais distribuída por São Paulo, com ações e atrações em todas as regiões da cidade, a Virada se democratizou. Reuniu em torno de 740 mil pessoas em 612 atividades gratuitas localizadas em 149 locais. Em 2013, o evento reuniu 695 atrações e atividades distribuídas em 152 locais de São Paulo, com público aproximado de 800 mil pessoas.

     "O quareto ano de Virada Sustentável cumpriu seu objetivo: ser um momento importante de conexão, articulação e divulgação das ações, coletivos, organizações, empresas e órgãos públicosa que estão transformando a sociedade", afirmou André Palhano, coordenador da Virada Sustentável.

     Criada para difundir os conceitos de sustentabilidade a partir de uma abordagem positiva e inspiradora, a Virtada Sustentével reforçou neste ano sua programação de conteúdo, com a articulação de rodas de conversa, palestras e seminários com formatos inovadores em temas como economia colaborativa, consumko consciente, inovação social, educação, arte, moibilidade urbana e água, entre outros.

     "Tivemos desde discussões sobre o futuro da água com organizações ambientalistas até novas formas de pensar a economia com os diferentes modelos de empresas sociais. Juntando tudo, o que fizemos foi uma espécie de mini Rio+20 na cidade", acrescenta Mariana Amaral, também idealizadora do evento.

     Outra novidade deste ano foi a presença ainda mais ativa em regiões periféricas da cidade. Além da parceria com as Fábricas de Cultura, a organização do evento procurou grupos que pudessem realizar atrações e atividades com linguagem, organizações e questões regionais. Um dos exemplos foi a curadoria do Imargem, coletivo atuante no extremo Sul de São Paulo, para uma programação que reuniu dezenas deatividades de comunidades de Parelhos, Grajaú e região. Comunidades do Jaraguá, Cotia e carapicuíba, entre outras, também promoveram programações próprias durante os quatro dias da Virada Sustentável.

     A programação teve ainda a estreia do documentário sobre o novo Código Florestal, no Auditório Ibirapuera,a ocupação do Largo da batata por movimentos de cidadania, show do maestro João Carlos Martins com músicos de rua, peças de teatro e exibições de cinema abertas, feiras de troca, pedaladas e até piquenique em plena Rua Augusta, entre centenas de outras atrações e atividades educativas.

     Segundo os organizadores, algumas atividades ainda poderão ser vistas até o fim de setembro, como o circuito de instalações Causa+Arte, com obras assinadas conjuntamente por ONGs e artistas, no Ibirapuera; e a mostra Reciclos, no MuBe. A 1ª Mostra de Teatro Infantil Sustentável - M.A.T.I.S., que abriu na Virada Sustentável, fica em cartaz até janeiro de 2015.

     Este ano a Virada Sustentável foi apresentada pela Braskem, teve o paoio da AES Eletropaulo, Comgás, Kimberly Clark, OI Futuro, Tegma Logística, Senac e secretaria do Verde e do Meio Ambiente; a Parceria Cultural da OI, além das parcerias do BiGud, Instituto Akatu, Instituto Alana e Lead Comunicação; e os parceiros demídia Catraca Livre, Rádios Eldorado e Estado e TV Globo.

     A partir de 2014 os organizadores informam que Virada Sustentável chega a outros estado. O evento já se consolidou em São Paulo como importante programação na agenda da cidade, tendo impactado mais de dois milhões de pessoas em suas três primeiras edições. Agora, os organizadores do evento comemoram a expansão da iniciativa para outras cuidades. Também no segundo semestre, está confirmada uma edição em Recife (PE), em parceria com a prefeitura da cidade. A expectativa é que nos próximos anos aconteçam outras em Curutiba (PR), Goiânia (GO), Ilhabela (SP), Manaus (AM), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Vitória (ES).

     "Estamosem enegociação com diversas cidades brasileiras. esperamos confirmar essas edições em breve. Mas, poder levar essa idéia para outras regiões, como Recife, por exemplo, é motivo de comemoração. A sustentabilidade é um tema pertinente a várias regiões, cada uma com sua realidade", a firmou Palhano.

contato@norminha.net.br