Químicos dão início á Campanha Salarial do setor do etanol

      Durante a tarde do dia 18 e manhã do dia 19 de março de 2015, lideranças sindicais da FEQUIMFAR e de seus Sindicatos filiados reuniram-se para a realização do Seminário de Negociação Coletiva do Setor do Álcool/Etanol, na sede do SINDALCO em Araçatuba (SP). Além de dirigentes sindicais do Estado de São Paulo, também estavam presentes companheiros dos Sindicatos dos Químicos de Aparecida do Taboado, Rio Brilhante, Dourados, Nova Andradina e Sonora do Mato Grosso do Sul, para a troca de experiências e enriquecimento das discussões.

     Na tarde do dia 18/03, com o objetivo de avaliar o setor da produção de etanol, Daniel Ferrer, da subseção do DIEESE, fez uma análise da conjuntura geral econômica e um dignóstico setorial. Em seguida, César Augusto de Mello, consultor jurídico da FEQUIMFAR, falou sobre a MP 419 e os prejuízos que a mesma acarreta para o segmento do álcool/etanol.

     Hoje foi deliberada a Pré-Pauta de Reivindicações da categoria, que será levada para aprovação dos trabalhadores e trabalhadoras da base, em assembléia em todo o estado.

     "Apesar das dificuldades que o setor sucroalcooleiro tem enfrentado, foram anunciadas medidas de investimentos que irão contribuir com a recuperação do setor, garantindo novos recursos ao setor. Os ajustes fiscais feitos pelo Governo, o aumento do percentual de etanol misturado à gasolina e outras medidas como a desoneração estão devolvendo a competitividade de preços à produção de etanol. Sendo assim, nossa expectativa é favorável para que possamos conquistar bons reajustes salariais para os trabalhadores e trabalhadoras do setor", disse Sergio Luiz Leite, Serginho Presidente da FEQUIMFAR e 1º Secretário da Força Sindical.

     Para José Roberto da Cunha, presidente do SINDALCO de Araçatuba a expectativa é positiva para a campanha desse ano. "Embora o país passe por uma crise econômica algumas medidas vão contribuir para o setor, uma delas é o aumento do etanol na gasolina. Além disso, a previsão climática para esse ano também é mais favorávelo se comparada ao ano passado". A data-base do setor é 1º de Maio.

DESTAQUES DA PRÉ-PAUTA DE REIVINDICAÇÕES:

     Reajuste: Inflamção do período 01/05/2014 a 30/04/2015 (7,98% - Inpc estimado) + 5% de aumento real.

     Piso salarial: R$1.500,00

     PLR: 02 pisos normativos da categoria

PRINCIPAIS BANDEIRAS DE LUTA:

     Defesa do emprego

     Reposição das perrdas salariais

     Aumento real

     PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados)

     Fim da rotatividade de mão de obra

     Direito à qualificação e requalificação profissional

     Melhoria nas condições de saúde e segurança

     Igualdade de oportunidades

     Direito à qualificaç~´ao e requalificação profissional

Por Priscila Rigon

contato@norminha.net.br