XVI FIMAI 11 a 13 de novembro

 Por Sofia Jucon

     Enquanto o mundo todo discute sobre os desafios, soluções e oportunidades em energias renováveis e sustentáveis, o Brasil se mantém entre os países que mais dispõem de variedade de recursos. Na contramão do aumento do uso de combustíveis fósseis, e diante do crescimento populacional e econômico, as iniciativas brasileiras se mostram fundamentais para reverter o processo global de degradação do clima. Essas idscussões terão espaço no seminário Brasil & Termelétricas: "Essa energia é nossa!", evento paralelo a XVI Feira Internacional de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade, que acontece de 11 a 13 de novembro, no pavilhão Azul do Expo Center Norte, em São Paulo (SP).

     Como a Energia representa uma das questões mais importantes no cenário político atual, a busca de soluções é global e não individual, por isso é tão urgente reunir empresas e organismos para desenvolver ao máximo as energias renováveis. Representantes deinstituições como a Associação Brasileira de Geradoras Termelátricas (ABRAGET) se unem aos executivos de companhias como Hamon Brasil, Zanini / Sermatec, TGM, AGN Bioenergia, CRM, DDMA, European Energy SLR, e Siner numa programação que amplia os debates e estimula os diversos agentes a apresentar propostas consistentes e tangíveis.

     "O objetivo é poder mostar que existem alternativas ao consumo de combustíveis fósseis, que tanto prejudicam as condições climáticas, na tentativa de apresentar soluções e reverter a situação de catástrofes anunciadas, apontadas pelo recente relatório da ONU", comenta Julio Tocalino Neto, diretor da FIMAI. Nesse sentido, a Feira atua como intermediadora das ações de laboratórios acadêmicos e industriais para promover o avanço do conhecimento e sua aplicação em a´reas relacionadas à produção de bioenergia no Brasil. Tudo isso acontece em um dos maiores eventos da América Latina, onde ocorre a tradicional concentração das mais relevantes alternativas para a produção mais limpa, evento patrocinado pela Ecovital, Eurofins - Anatech, Analycal Technologies, Lan Tam e BCB - Brazilian Carbon Bureau.

     Entre as atrações desta edição da FIMAI acontecerão ainda outros eventos paralelos como a iniciativa inédita da 1ª Oil Brazil Conference & Exhibition, sobre segurança da indústria na expansão desse sistema; o 1º Congresso do CONFEA/CREA sobre Engenharia e Sustentabilidade; além do X Seminário de Resíduos Recicle CEMPRE, demonstrando as ações de empresas e entidades para promover a reciclagem. Os fóruns específicos complementam as temáticas do XVI SIMAI - Seminário Internacional de Meio Ambiente e Sustentabilidade, que reúne grandes autoridades em equipamentos, processos, soluções, tecnológicas, inovações e pesquisas acadêmicas.

     As delegações da Holanda, China, França, Itália, estados Unidos, Coréia, Portugal, Argentina e o tradicional pavilhão da região alemã da Bavária já confirmaram participações. A contribuição internacional é o que torna a FIMAI a Feira com maior diversidade de temáticas, congregando as principais organizações multinacionais, o que faz dela o grande ponto de encontro brasileiro da sustentabilidade no setor empresarial mundial global.

     Sobre a FIMAI - Organizada pelo grupo RMAI, que compreende a Revista Meio Ambiente Industrial, o BCB - Brazilian Carbon Bureau e a Ambienrepress Produções, a FIMAI - Feira Internacional de Meio Ambiente Industrial e Ssustentabilidade é o maior evento anual do setor na América Latina. Novas tendências, inovações tecnológicas, práticas ambientais bem-sucedidas e proatividade no setor socioambiental é a marca registrada dos expositores da feira, transformando o evento em um centro gerador de experiências e de negócios importantes. Concentra mais de 400 expositores nos três dias de feira e recebe visitantes do mundo todo, com circulação média de 15 mil pessoas. A edição da Feira em 2013 movimentou cerca de 1 bilhão de reias em volume de negócios.

contato@norminha.net.br