Ministério quer ampliar cooperação com OIT

 Ibiapina recebeu novo diretor do escritório da OIT no Brasil, Peter Poechen, e o diretor adjunto da entidade, Stanley Gasek.

     O secretário-executivo, Francisco Ibiapina, recebeu, na manhã do dia 03 de setembro de 2015, o novo diretor do escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, Peter Poschen, e o diretor adjunto da entidade, Stanley Gasek. A visita serviu para apresentar a nova equipe da instituição e fortalecer o intercâmbio de informações entre a OIT e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

     Na oportunidade, foi exposto para os dois representantes um resumo das principais ações desenvolvidas pelas Secretarias de Políticas Públicas de Emprego, de Economia Solidária, de Inspeção do Trabalho e de Relações de Trabalho.

     Poschen, que já atuou como diretor do Departamento de Criação de Empregos e Empresas Sustentáveis da OIT, explicou que pretende ampliar a cooperação entre a instituição laboral e o governo brasileiro, em temas como o cooperativismo, o microempreendedorismo e a Economia Solidária.

     "Temos parcerias importantes, com o Ministério do Meio Ambiente e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), por exemplo, mas queremos ampliar e integrar ações, como fomentar a inclusão social de populações que se encontram dentro de áreas de proteção ambiental", destacou.

     Francisco Ibiapina destacou as ações empreendidas para fortalecer o trabalho e o emprego no país, diante do atual cenário econômico. "Uma das principais iniciativas aconteceu nesta último dia 02 de setembro de 2015, com a primeira reunião do Fórum de Debates sobre Políticas de Emprego, Trabalho e Renda e Previdência, onde discutimos a relevãncia de fortalecer o sistema público de emprego, além das políticas desenvolvidas pelo MTE nas áreas de seguro desemprego, qualificação profissional e na preservação do emprego", afirmou.

     O secretário-executivo também defendeu a ampliação do poder regulador do Estado. "Damos especial atenção às ações de fiscalização, para as quais, apesar de fortalecidas por mecanismos eletrônicos de verificação, temos uma crescente demanda de ampliação do quadro de auditores fiscais", justificou.

     Assessoria de Imprensa/MTE

contato@norminha.net.br