Fundacentro participa de ato sobre trabalho seguro na Paulista

Informações

 Da esq. p/ dir. Maria Cristina de Barros, Viviane Forte (SRTE/SP) e Sérgio dos Santos. No fundo, Sonia Bombardi. Foto: Edson dos Anjos.

   Instituição realizou cerimônia da vela em memória dos trabalhadores vítimas de acidentes e doenças do trabalho.

   A Fundacentro participou do evento "Valorizando nossos bens mais preciosos: a vida e a saúde", realizado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região - TRT 2, no vão livre do MASP, em 24 de abril. A ação faz parte do Programa Trabalho Seguro, iniciativa nacional do Tribunal Superior do Trabalho, e reuniu diversas instituições.

   No local, a Fundacentro realizou a cerimônia da vela para homenagear os trabalhadores mortos, acidentados e portadores de doenças ocupacionais. O ato celebra o 28 de abril - Dia Internacional em memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

   "Temos que revetenciar a vida. este evento é importante para conscientizar a população", afirmou a chefe da Procuradoria Jurídica da Fundacentro, Maria Cristina de Barros, durante a cerimônia. "O Programa Trabalho Seguro luta pela prevenção dos acidentes do trabalho e a preservação da vida. Essa conscientização é para evitar essas ocorr~encias", completou a juíza do TRT 2, Thereza Nahas.

HISTÓRIA

  A cerimônia da vela ocorre desde 28 de abril de 1996, quando a Confederação Internacional de Organizações Sindicais Livres (CIOSL) criou um memorial de Vela & Incenso na Organização das Nações Unidas. O objetivo era celebrar o 1º Dia Internacional e realçar o compromisso dos trabalhadores contra as formas de produção insustentáveis.

   Já o 28 de abril foi escolhido por causa de uma explosão ocorrida em uma mina em Farmington, no estado de Virgínia nos Estados Unidos, nesse dia, no ano de 1969. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) chama a data de Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho.

   Este ano a OIT escolheu como tema a prevenção das doenças ocupacionais, que somam cerca de 2 milhões de casos fatais por ano. Já os acidentes de trabalho são responsáveis por 321 mil mortes anuais.

DIVULGAÇÃO

   A Fundacentro exibiu filmes e distribuiu material institucional durante o ato no vão livre do MASP. Publicações como "Você, trabalhador da limpeza! Vamos conversar?" e "Coletores de lixo. Arriscando, Brincando e Limpando" foram entregues à população.

   A literatura de cordel também fez parte do evento. O artista Tião Simpatia apresentou "A Fundacentro em Cordel", que teve a versão impressa distribuída. Já o cordel "A peleja do servente de pedreiro que apareceu no canteiro em forma de assombração" foi exibido em vídeo e entregue na forma impressa.

   "A vida deum operário / Não é coisa, que tem preço. / É uma vela que se apaga / Com um sopro, num tropeço! / Por isso peço aos patrões: / Cumpram suas obrigações/ Não no fim, mas no começo.", alertou Tião Simpatia, ao declamar o cordel.

   Outras instituições, como a Superintêndência Regional do Trabalho e Emprego - SRTE/SP, Sindicatos dos Comerciários e Serviço Social da Indústria 0 SESI/SP, distribuíram materiais institucionais voltados para a Segurança e Saúde no Trabalho no Vão Livre do MASP. Já o Sindicato da Construção - Sinduscon/SP e o Serviço Social da Construção Civil - Seconci/SP realizaram teste de diabetes na população. Também houve a apresentação de peças teatrais.

Cristiane O. Reimberg