Fundacentro comemora 49 anos e lança selo do cinquentenário

Informações

 Por Cristiane Oliveira Reimberg

     A Fundacentro comemorou seu aniversário de 49 anos no dia 21 de outubro de 2015, em São Paulo, em sua sede. Nesta data, lançou o slogan "Meio Século de Segurança e Saúde noTrabalho" e o selo comemorativo dos 50 anos, iniciando as atividades pára a celebração do cinquentenário da instituição em 2016.

     "História, memória e patrimÕnio é o que garante a nossa identidade. Quem não tem memória, não tem identidade", afirmou a presidenta da Fundacentro, Maria Amelia de Souza Reis, na mesa de abertura.

     A superintendente da SRTE/SP (Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de São Paulo), Vilma Dias, representou o ministro do Trabalho e da Previdência Social, Miguel Rosseto, e o secretário especial do Trabalho, José Lopez Feijóo.

     "É uma honra participar desse evento que comemora o início do cinquentenário. A Fundacentro é uma instituição que nos dá orgulho porque tem contribuído para que possamos efetivar o direito à saúde nesse sentido mais amplo", disse Dias. Ela contou que como auditora fiscal de carreira, sempre teve a Fundacentro como referência.

     O procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT) em São Paulo, Erich Vinicius Schramm, também participou da abertura do evento: "Gostaria de render homenagem a vocês. 49 anos não são 49 dias. 50 anos são uma vida. Parabéns a Fundacentroe a todos integrantes dessa casa. Não há trabalho digno sem haver o cumprimento das normas de segurança no trabalho".

     "Nesses 49 anos da Fundacentro, quantas vidas direta e indiretamente nós salvamos, graças a um trabalho de formiguinha dos servidores da instituição? Há necessidade de luta para que a Fundacentro possa comemorar seus 100 anos. Ela tem um papel único e particular para a saúde e segurança". concluiu o diretor técnico da isntituição, Robson Spinelli.

     Palestras

     A comemoração também possibilitou uma reflexão sobre a história da Fundacentro e os trabalhos que ela realizou em suas primeitas décadas de atuação. O médico do trabalho René Mendes foi um dos palestrantes. Ele trabalhou na Fundacentro entre maio de 1972 e fevereiro de 1976. Chefiou a Medicina do TRabalho e a partir de 1975 foi Diretor Técnico.

     O engenheiro de segurança Leonídio Ribeiro também falou sobre suas experiências na instituição. Ele trabalhou na Fundacentro entre o final de 1969 e de 1974. Foi assessor da Superintendência e chefiou a área de Engenharia de Segurança.

     Representando as regionais estiveram presentes o médico do trabalho Joaquim Dantas, primeiro chefe da Fundacentro/PE, que foi uma das primeiras unidades da instituição, ao lado da Fundacentro/RJ, ambas criadas em 1971. A Fundacentro/RJ foi representada pelo servidor Marco Aurélio Madruga, que atua desde 1977 na instituição. Já Dantas trabalhou na Fundacentro entre 1971 e 1977.