4º Encontro de CIPA e SESMT do Setor Químico teve resultado positivo em Araçatuba

Informações

      Foi realizado no múltimo dia 24 de fevereiro de 2015, no auditório do SINDALCO o 4º Encontro de Cipeiros e Profissionais do SESMT do Setor Químico de Araçatuba (SP) e Região.

     O evento é promovido pelo SINDALCO (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas, Farmacêuticas e na Fabricação de Álcool, Etanol, Bioetanol e Biocombustível de Araçatuba e Região) com apoio e colaboração da FEQUIMFAR (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo).

     Membros das CIPAs (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e profissionais do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) que atuam na área de saúde do trabalhador, participaram de paloestras e debates que discutiram, entre outros temas, o papel da CIPA sob vários aspectos.

     Segundo o presidente do SINDALCO, José Roberto da Cunha, "o evento teve como objetivo promover a troca de experiências entre os participantes, permitir ações que reduzam ou eliminem os agravos à saúde decorrentes do trabalho, obter a atuação responsável do membro da CIPAe interagir com o público alvo".

     A aberura do 4º Encontro contou com a presença de Carlos Antônio Farias de Souza, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho, Carlos Roberto Santana, vereador da Câmara Legislativa de Araçatuba, Dr. Marcos Antônio Figueiredo, Gerente Regional da Agência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego de Araçatuba e Região, Sergio Luiz Leite, Presidente da FEQUIMFAR, João Donizeti Scaboli, Diretor do departamento de Saúde do Trabalhador da FEQUIMFAR, Heitor Danilo Apipe, Representando a CNTQ (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Químico) e Rosangela Bombonato de Andrade, Coordenadora de Tecnologia da Informação da UDOP (União dos Produtores de Bioenergia).

     Para Célio Kiill, vice-presidente do SINDALCO e idealizador do evento, "a idéia de realizar o encontro de cipeiros e profissionais do SESMT surgiu a partir do momento em que os próprios trabalhadores demonstraram interesse em saber mais sobre o assunto de prevenção e doenças do trabalho".

     Os participantes do evento elogiaram  a iniciativa do SINDALCO em promover um encontro de tamanha importância para o trabalhador.

     Confira com foi a programação do dia:

     Das 08h30 às 09h00: recepção e cadastramento.

     Das 09h00 às 10h00: cerimônia de abertura.

     Das 10h00 às 11h00: Palestra sobre "NR-13 - caldeiras, vasos de Pressão e Tubulações", proferida por João Rodrigues Neto - Diretor do SINDQUIM - Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas, farmacêuticas e de Fertilizantes de Cubatão, Santos, São Vicente, Praia Grande, Guarujá, Bertioga, Mongaguá e Itanhaém; Coordenador de Serviços de Inspeção de Equipamentos da Vale Fertilizantes S/A.

    Das 11h00 às 12h00: Palestra sobre "O banco de dados dos acidentes de trabalho no setor químico" proferida por Eduardo Bonfim da Silva, administrador; especialista em saúde do trabalhador e ecologia humana; coordenador técnico/administrativo do DIESAT.

     Das 12h00 às 14h00: Almoço.

     Das 14h00 às 15h00: Palestra sobre "Normas Regulamentadoras: O papel do SESMT e da CIPA no ambiente de trabalho e Plano de Ações" proferida por Rogério de Jesus Santos, Técnico de Segurança do Trabalho; Diretor do SINTESP; Assessor Técnico da Secertaria Nacional de Segurança e Saúde da Força Sindical.

     Das 15h00 às 16h00: Palestra sobre "Drogas ilícitas e lícitas e transtornos mentais" proferida por Dra. Paula Becker, Graduada em Terapia Ocupacional pela UNESP; Especilaista em Reabilitação pela UNICAMP; Mestra em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação pela UNICAMO, Doutoranda em Psiquiatria e Psicologia Médica pela Escola Paulista de Medicina - UNIFESP; Coordenadora de uma Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Drogas.

     O encerramento ocorreo das 16h00 às 16h30.